Rodada Araripe

11 de setembro.

Em solenidade no Centro Tecnológico do Araripe, que contou com a participação de representantes do Confea, CREA-PE, CREA-MA, Associação Comercial de Pernambuco, Academia Pernambucana de Ciências, Federação das Indústrias de Pernambuco, Instituto Tecnológico de Pernambuco, Associação dos Geólogos de Pernambuco, Associação Pernambucana dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, SINDUSGESSO, o Clube de Engenharia de Pernambuco, a Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Araripe e o Centro de Estudos do Nordeste realizaram a solenidade de encerramento da Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento.

A solenidade foi aberta com conferência do engenheiro Marcos Túlio de Melo, presidente do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (Confea), sobre a importância do planejamento para as ações de desenvolvimento. Na ocasião, o presidente Marcos Túlio de Melo destacou a importância da interiorização do desenvolvimento, enquadrando a Rodada Araripe entre as iniciativas que despertam e impulsionam ações deste gênero.

Após reunião de avaliação do encontro promovido no âmbito do Seminário Permanente de Desenvolvimento, líderes de algumas das principais entidades preocupadas com o desenvolvimento da Região do Araripe e do Estado de Pernambuco, se debruçaram sobre minuta escrita pelo engenheiro Sebastião Campello, presidente do Cenor, e redigiram a Carta do Araripe – um documento histórico, que aponta 10 itens indispensáveis para a promoção do crescimento econômico da região (clique aqui e conheça a Carta do Araripe).

No pronunciamento que encerrou a Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, ocorrida entre os dias 09 e 11 de setembro, no auditório do Centro Tecnológico do Araripe, na cidade de Araripina, no sertão pernambucano, depois de agradecer a presença do engenheiro Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea, referido como um “líder das grandes causas do desenvolvimento nacional”, e o empenho da equipe organizadora do evento, tendo citado nominalmente os engenheiros Heleno Souza, Joadson Santos e Zilma Maria, da ASSENGEA, e Fernando Moura, Ivaldo Xavier e Michelle Tavares, do Clube de Engenharia de Pernambuco, o engenheiro Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, registrou o sucesso do evento e comentou as linhas gerais da Carta do Araripe, com ênfase para as conclusões sobre a importância da interiorização do desenvolvimento e do aumento do protagonismo político da sociedade civil organizada, sobre a insuficiência da ação do Estado como elemento de promoção de bem estar social e sobre a necessidade de maior apoio às atividades econômicas realizada no âmbito familiar e pelas pequenas e médias empresas. Ao encerrar seu discurso, o presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco referiu-se Carta do Araripe como “o maior presente que a Rodada Araripe poderia deixar à cidade de Araripina” (cujo aniversário se comemora naquela data).

Em pronunciamento por ocasião da solenidade de encerramento da Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, no auditório do Centro Tecnológico do Araripe, o engenheiro José Mário Cavalcanti, presidente do CREA-PE, defendeu um modelo de crescimento econômico capaz de gerar bem estar para toda a sociedade brasileira.

Em pronunciamento por ocasião da solenidade de encerramento da Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, no auditório do Centro Tecnológico do Araripe, o engenheiro Evandro Carvalho, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Araripe, agradeceu a presença dos presidentes Marcos Túlio de Melo, do Confea, e José Mário Cavalcanti, do CREA-PE, que abrilhantaram a Rodada Araripe.

Em pronunciamento por ocasião da solenidade de encerramento da Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, no auditório do Centro Tecnológico do Araripe, o engenheiro Leonardo Sampaio, vice-presidente da Academia Pernambucana de Ciência, conclamou a continuidade do esforço iniciado com o encontro.

Em sessão presidida pelo engenheiro Alexandre Santos, tendo o engenheiro Evandro Alencar como debatedor, a Rodada Araripe realizou Mesa Temática extraordinária para acolher o pronunciamento do engenheiro Fábio Lins sobre a posição da COMPESA em relação ao abastecimento de água na região do Araripe  (clique aqui e conheça a exposição). A exposição da COMPESA deixou claro a dependência que a região tem da construção do Canal do Sertão, item que ganhou destaque na Carta do Araripe.

Em sessão presidida pelo engenheiro Alexandre Santos, tendo o engenheiro Evandro Alencar como debatedor, a Rodada Araripe realizou Mesa Temática sobre os gargalos que dificultam o desenvolvimento da indústria na região do Araripe com a participação dos dirigentes Josias Inojosa Filho, da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), Ariston Ferreira da Silva, do Sindicato das Indústrias de Gesso (SINDUSGESSO)  (clique aqui e conheça a exposição), e Jarbas Albuquerque, da AD Diper (clique aqui e conheça a exposição).

Em sessão presidida pelo engenheiro Alexandre Santos, a Rodada Araripe realizou jornada do Ciclo de Palestras com o engenheiro Luciano Peres, que falou sobre inovações tecnológicas na área do gesso.

Sob a coordenação do engenheiro Alexandre Santos e secretaria do engenheiro Antônio Ferreira, participantes da Rodada Araripe realizaram avaliação do evento, tendo apurado um balanço extremamente positivo. O ponto fraco foi a ausência das autoridades locais e, também, o descaso de algumas entidades que, teoricamente, deveriam ser responsáveis pela solução de alguns dos problemas apontados na pesquisa realizada pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Araripe.

Em solenidade no âmbito da Rodada Araripe, o engenheiro Alexandre Santos entregou ao engenheiro Marcos Túlio de Melo, presidente do Confea, o certificado de participação na revista comemorativa do 90º aniversário do Clube de Engenharia de Pernambuco, na qual publicou o artigo sobre a importância da engenharia para o desenvolvimento do País.

10 de setembro. Em entrevista ao jornalista Rivelino de Souza, no programa Jornal Perspectiva, da Rádio Arari 90.3 FM, em Araripina, os presidentes Alexandre Santos, do Clube de Engenharia de Pernambuco, e Evandro Carvalho, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Araripe, falaram sobre a Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento.

Por ocasião da Rodada Araripe, o engenheiro Alexandre Santos convidou o engenheiro Luiz Antônio Ciarlini, presidente da CELPE, a proferir palestra sobre os planos daquela empresa em sessão ordinária do Seminário Permanente de Desenvolvimento.

O SENGE-PE concluiu o processo eleitoral, tendo reconduzido o presidente Fernando Farias à presidência daquela entidade para mandato que se encerra em 2012.

Em sessão presidida pelo geólogo Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho, tendo o engenheiro Sebastião Campello como debatedor, a Rodada Araripe realizou Mesa Temática sobre transportes com a presença do engenheiro Emerson Valgueiro de Morais, representante do DNIT (clique aqui e conheça a exposição). Na ocasião, o engenheiro Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, teceu severas críticas à secretaria estadual de transporte, à CODEVASF e à empresa Transnordestina Logística SA, que se ausentaram do debate. O presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco classificou a atitude das entidades faltosas como “uma irresponsabilidade e um desrespeito ao povo do Araripe”.

Em sessão presidida pelo geólogo Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho, tendo o engenheiro Sebastião Campello como debatedor, a Rodada Araripe realizou Mesa Temática sobre Formação de Pessoal com a presença dos dirigentes Paulo Bacuik, do SEBRAE (clique aqui e conheça a exposição), e Uaci Matias, do SENAI (clique aqui e conheça a exposição).

Em sessão presidida pelo geólogo Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho, tendo o engenheiro Sebastião Campello como debatedor, a Rodada Araripe realizou jornada do Ciclo de Palestras com o engenheiro Joadson de Souza Santos, que falou sobre o uso do sensoriamento remoto no estudo das mudanças da cobertura de vegetação nativa (clique aqui e conheça a exposição)

Em sessão presidida pelo empresário Josias Inojosa Filho, tendo a secretária municipal de meio ambiente Dhyan Shaama como debatedora, a Rodada Araripe realizou Mesa Temática sobre Meio Ambiente e Mineração com a presença dos dirigentes Francisco Barreto Campello, do IBAMA (clique aqui e conheça a exposição), e Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho, do DNPM (clique aqui e conheça a exposição). A Mesa foi desfalcada de representante da secretaria estadual de ciência, tecnologia e meio ambiente, cuja ausência foi interpretada como desrespeito para com a região.

Em sessão presidida pelo empresário Josias Inojosa Filho, tendo o engenheiro Sebastião Campello como debatedor, a Rodada Araripe realizou Mesa Temática sobre Matriz Energética com a presença dos dirigentes Ary Pinto Ribeiro Filho, da CELPE (clique aqui e conheça a exposição), e Fernando Pimentel, da Copergás (clique aqui e conheça a exposição). A Mesa, que foi acompanhada pelo engenheiro Luiz Antônio Ciarlini, diretor-presidente da CELPE, foi desfalcada de representante da Empresa de Pesquisa Energética, cuja ausência foi interpretada como desrespeito para com a região.

Em sessão presidida pelo empresário Josias Inojosa Filho, a Rodada Araripe realizou jornada do Ciclo de Palestras com o empresário Eduardo Campello, que falou sobre o manejo integrado da Caatinga (clique aqui e conheça a exposição).

Em sessão presidida pelo empresário Josias Inojosa Filho, a Rodada Araripe realizou jornada do Ciclo de Palestras com o engenheiro Afrânio Tavares, que falou sobre a busca do equilíbrio energético na produção de gesso no Araripe (clique aqui e conheça a exposição).

Em sessão presidida pelo empresário Josias Inojosa Filho, a Rodada Araripe realizou jornada do Ciclo de Palestras com o agrônomo Antônio Ferreira Filho, que falou sobre a política nacional de assistência técnica e extensão rural (clique aqui e conheça a exposição).

Em sessão presidida pelo empresário Josias Inojosa Filho, a Rodada Araripe realizou jornada do Ciclo de Palestras com o agrônomo Fernando Gadelha, que falou sobre florestas energéticas (clique aqui e conheça a exposição).

Em solenidade no âmbito da Rodada Araripe, o engenheiro Evandro Carvalho, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Araripe, associou-se ao Clube de Engenharia de Pernambuco, tendo o presidente Alexandre Santos como padrinho.

09 de setembro. Capitaneados pelo engenheiro José Mário Cavalcanti, presidente do CREA-PE, diversos presidentes de CREAs do Nordeste prestigiaram a solenidade de abertura da Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, na cidade de Araripina, no sertão pernambucano. Estiveram na solenidade os presidentes Jonas Dantas, do CREA-BA, Antônio Salvador, do CREA-CE, Adalberto Carvalho, do CREA-RN, e José Borges de Souza Araújo, do CREA-PI

Com a presença dos presidentes Alexandre Santos, do Clube de Engenharia de Pernambuco, Sebastião Campello, do Centro de Estudos do Centro de Estudos do Nordeste, José Mário Cavalcanti, do CREA-PE, Jonas Dantas, do CREA-BA e do Colégio de Presidentes de CREAs, Adalberto Carvalho, do CREA-RN, Antônio Salvador, do CREA-CE, José Borges Araújo, do CREA-PI, Evandro Carvalho, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Araripe, Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho, da Associação dos Geólogos de Pernambuco, Pierre Maurice Gervaisean, da Fundação do Araripe, Ariston Ferreira da Silva, do Sindicato das Indústrias de Gesso (SINDUSGESSO), do prefeito Luiz Wilson Ulisses Sampaio, de Araripina, do vereador Leonardo de Farias, presidente da Câmara Municipal de Araripina, e de representantes do CREA-MA, da Associação Comercial de Pernambuco, da Associação Pernambucana de Engenheiros de Segurança do Trabalho e da Associação dos Arquitetos e Engenheiros da Prefeitura do Recife, em concorrido evento no Centro Tecnológico do Araripe, na cidade de Araripina, no sertão de Pernambuco, foi aberta a Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, que, até o dia 11 de setembro, com a presença de representantes de entidades responsáveis e técnicos especializados, discutiu a solução para a superação de gargalos que dificultam o crescimento econômico da Região. Na ocasião, após a abertura do evento pelo presidente Alexandre Santos, falaram os presidentes Sebastião Campello, José Mário Cavalcanti, Jonas Dantas, Evandro Alencar e o prefeito Luiz Sampaio.

Por ocasião da abertura da Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, no Centro Tecnológico do Araripe, na cidade de Araripina, no sertão de Pernambuco, em discurso de saudação e abertura do encontro, o presidente Alexandre Santos falou que o seminário falaria de coisas que brotam naturalmente no coração de todos os homens verdadeiramente preocupados com o Estado e a Região, citando a interiorização do desenvolvimento, o protagonismo e participação das comunidades e sociedade civil organizada no processo decisório e o apoio à economia familiar e às pequenas e médias empresas. O presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco agradeceu a presença e a participação das entidades convidadas e lamentou a ausência de outras “em atitude que insinua desrespeito com a região e descompromisso com o bem estar do homem do sertão”.

Por ocasião da abertura da Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, no Centro Tecnológico do Araripe, na cidade de Araripina, no sertão de Pernambuco, o presidente Sebastião Campello lançou o ‘Blog do Cenor’ – um instrumento a serviço da luta pela superação dos desníveis regionais e crescimento do Nordeste Clique aqui e conheça o Blog do Cenor.

Por ocasião da solenidade de abertura da Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, no Centro Tecnológico do Araripe, na cidade de Araripina, no sertão de Pernambuco, falando em nome dos integrantes do Colégio de Presidentes de CREAs do Brasil, o engenheiro Jonas Dantas, presidente do CREA-BA, falou da importância da interiorização do desenvolvimento.

Por ocasião da solenidade de abertura da Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, no Centro Tecnológico do Araripe, na cidade de Araripina, no sertão de Pernambuco, o engenheiro José Mário Cavalcanti, presidente do CREA-PE, falou da importância da interiorização do desenvolvimento.

Em função da ausência de representantes da Secretaria Estadual de Recursos Hídricos, da Compesa, do DNOCS e da CODEVASF (que, em atitude desrespeitosa, desdenhou a chance de demonstrar que têm alguma preocupação com o crescimento e bem estar da região do Araripe), a Rodada Araripe foi iniciada com a palestra do professor Roberto Batista Santos, que falou sobre ‘Gesso na Chapada do Araripe’.

Em mesa presidida por Sebastião Campello e secretariada por Leonardo Sampaio, o painel sobre Crédito, reuniu representantes do Banco do Nordeste (clique aqui e conheça a exposição), BNDES (clique aqui e conheça a exposição) e Banco do Brasil (clique aqui e conheça a exposição), que apresentaram as principais linhas de crédito disponíveis aos empresários da região. Na ocasião, o engenheiro Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, lamentou a ausência do representante da Caixa Econômica Federal (que, em atitude desrespeitosa, desdenhou a chance de demonstrar que têm alguma preocupação com o crescimento e bem estar da região do Araripe).

Em mesa presidida por Antônio Christino Pereira de Lyra Sobrinho e secretariada por Joadson de Souza Santos, o painel sobre Agricultura, reuniu representantes do Instituto de Pesquisas Agropecuárias (IPA), Secretaria Estadual de Agricultura e Reforma Agrária (clique aqui e conheça a exposição) e ADAGRO (clique aqui e conheça a exposição), que apresentaram as principais atividades levadas adiantes na região. Na ocasião, o engenheiro Alexandre Santos, presidente do Clube de Engenharia de Pernambuco, lamentou a ausência do representante da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (que, em atitude desrespeitosa, desdenhou a chance de demonstrar que têm alguma preocupação com o crescimento e bem estar da região do Araripe).

Durante o painel sobre Agricultura, a representante da ADAGRO, Kalua Matos Pires, fez a entrega do filme ‘Agrotóxicos – para acabar com a praga e não com a gente’ ao presidente Alexandre Santos.

Em pronunciamento por ocasião da solenidade de abertura da Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, no auditório do Centro Tecnológico do Araripe, na cidade de Araripina, o prefeito municipal Lula Sampaio deu as boas vindas aos participantes do encontro.

08 de setembro. Em duas vans, expressiva delegação do Clube de Engenharia de Pernambuco partiu rumo a Araripina para a Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento. Da comitiva, fizeram parte os engenheiros Alexandre Santos, Sebastião Campello (presidente do Cenor), Fernando Moura, Ivaldo Xavier, Judson Galindo, Sílvio Porfírio, Elizabeth Severo e Leonardo Sampaio, ainda, o empresário Eduardo Campello.

Dirigentes do Clube de Engenharia de Pernambuco e da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Araripe comparecem ao Centro Tecnológico do Araripe para verificar os preparativos para a Rodada Araripe do Seminário Permanente de Desenvolvimento, cujo início está programado para amanhã, dia 09 de setembro de 2010.

07 de setembro. Os presidentes Alexandre Santos, do Clube de Engenharia de Pernambuco, Sebastião Campello, do Centro de Estudos do Nordeste, se reuniram para redigir o esboço da Carta do Araripe, que será submetida à Rodada do Araripe.

Clube de Engenharia de Pernambuco desenvolvido por ToniFlash